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Jogo para computador desenvolvido em Sergipe promove autoconhecimento dos usuários

O game OMNIA, desenvolvido em Sergipe, tem como uma de suas principais propostas auxiliar seus jogadores na busca pelo autoconhecimento. Mesclando aspectos lúdicos e provenientes da psicologia com características de jogos de plataforma, o game promete levar o jogador numa jornada de autoconhecimento, onde terá que passar por situações que o ajudarão a gerenciar seu presente. O jogo já está disponível para compra na Steam.

Desenvolvido para ser rodado inicialmente em três línguas (português, inglês e espanhol), o OMNIA, por seu caráter humanizado, tem como um dos objetivos romper barreiras regionais e conseguir jogadores por todo o mundo. Dessa forma, a ideia é expandí-lo para mais línguas, abraçando a todos.

As atividades do jogo foram desenvolvidas como traduções de atividades reais realizadas no mundo na psicologia, mas pensadas para serem mecânicas de jogo. Por isso, nele o jogador encontrará uma atividade para desenhar o que está vendo, outra onde poderá fazer escolhas para poder responder a um bullying que estaria atordoando um personagem na infância ou uma atividade de quebra-cabeça. 

As mecânicas do OMNIA têm o intuito de permitir que o usuário possa expressar quem ele é e ter um final personalizado para o seu perfil. Entre essas atividades existem fases de plataforma 2D, assim como outros jogos de plataforma, que são consideradas a parte mais game, onde o jogador tem que pular, desviar de monstros e encontrar uma chave para abrir a porta final. Confira abaixo o trailer do jogo.

A junção de tais aspectos, baseada na mescla de duas de suas características principais, afeto e tecnologia, tem gerado críticas positivas por jogadores que já fizeram o download. Tudo isso partiu de uma ideia da psicóloga carioca Sandra Aquino que, levando em consideração suas vivências e todos os seus estudos no meio acadêmico, percebeu que poderia colocá-los em um produto lúdico, divertido e de fácil acesso, criando uma rede de afetividade e tecnologia.

“O lúdico para mim tem muita importância no desempenho das pessoas. Isso, ao longo do tempo, foi uma observação de campo, lidando com alunos e pessoas, mas também de leituras. A questão da tecnologia também veio por uma via de observação. A tecnologia não vai retroceder e o afeto não vai deixar de existir. A questão toda de afeto e tecnologia tem como base esse procedimento de pegar o inconsciente e trazer para cima, fazer com que você olhe para tudo isso e conheça mais de si mesmo”, diz Sandra Aquino. 

O jogo foi feito para rodar somente em computador, podendo ser baixado por um valor bastante acessível e disponível  para os sistemas Windows e Mac. De acordo com o diretor de criação do Laboratório99 (empresa que esquematizou o OMNIA para as mecânicas de uma game), Daniel Caldas,  cada atividade, de acordo com a técnica de psicologia no qual ele foi baseado, tem o objetivo de pegar uma informação específica do jogador e tentar entender uma característica específica dessa habilidade dele de resolução de problemas. 

“Apesar de as atividades parecerem super simples, no sentido de jogo, o design delas foi projetado para trazer o resultado para a informação que queremos pegar do comportamento do jogador e isso tudo, no final, culminar em um resultado de uma leitura de perfil dele. Esse foi o maior desafio de criar os Momentos do Omnia, juntando isso tudo numa história que faça sentido e gere algum impacto para o jogador”, afirma o diretor de criação.

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